Quimica
DETERMINAÇÃO DO PONTO DE EBULIÇÃO DO TOLUENO
Aracaju – SE
2012/2
UNIVERSIDADE TIRADENTES – UNIT
COMPONENTES
SAMUEL DE JESUS SILVA SANTOS
PIETRO TARSINO DE ARAUJO
FÁBIO DE OLIVEIRA PEREIRA
WEDNEY ARAÚJO SANTOS
ITALO NETO OLIVEIRA
GLADSTON DO NASCIMENTO JESUS
DETERMINAÇÃO DO PONTO DE EBULIÇÃO DO TOLUENO
Trabalho apresentado como requisito parcial de avaliação na disciplina de Química II, no curso de Engenharia de Petróleo da UNIT.
Profª Ingrid Feitosa
Aracaju – SE
2012/2
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO 1
2. OBJETIVO 3
3. METODOLOGIA 3
4. RESULTADO 5
5. CONCLUSÕES 5
6. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 5
INTRODUÇÃO
Destilação é uma técnica geralmente usada para remover um solvente, purificar um líquido ou para separar os componentes de uma mistura de líquidos, ou ainda separar líquidos de sólidos.
Na destilação, a mistura a ser destilada é colocada no balão de destilação (balão de fundo redondo) e aquecida, fazendo com que o líquido de menor ponto de ebulição seja vaporizado e então condensado, retornando ao estado líquido (chamado de destilado ou condensado) e coletado em um frasco separado. Numa situação ideal, o componente de menor ponto de ebulição é coletado em um recipiente, e outros componentes de pontos de ebulição maiores permanecem no balão original de destilação como resíduo.
O ponto de ebulição de um líquido pode ser definido como a temperatura na qual sua pressão de vapor é igual à pressão externa, exercida em qualquer ponto, sobre sua superfície. O líquido entra em ebulição e “ferve”, ou seja, é vaporizado por bolhas formadas no seio do líquido. Ou seja, à medida que um líquido é sujeito a aquecimento,