Quimica
INTRODUÇÃO
O seguinte trabalho irá falar sobre a família VIIB a família do Manganês. Mostrando suas características, importâncias na indústria. Através de alternativas ,cada uma explicando algo, como a configuração eletrônica de cada elemento da família do manganês, o estado de oxidação, as fontes de cada elemento e sua forma de obtenção, e assim por diante.
a) Descreva os estado de oxidação e configuração eletrônica dos elementos.
Manganês:
Configuração eletrônica: 1s2, 2s2,2p6, 3s2, 3p6, 4s2, 3d5.
Estados de oxidação
Estabilidade e ocorrência
(-I),(+I),(+III),(+V),(+VI)
Instáveis ou de existência duvidosa
(+II)
Mais estável e mais abundante
(0),(+IV),(+VII)
Estável mais de menos importância
O estado de oxidação (-I) existe no complexo pentacarbonilmanganato (I), [Mn(CO)5].O estado de oxidação (+III) é conhecido no MnO4 ,formado quando de aquece qualquer óxido ou hidróxido de manganês a temperaturas maiores do que 1000°C, pode também ser observado no mineral manganita, Mn2O3H2O, na braunita, 2Mn2O3. MnSiO3 e na hausmannita Mn3O4. O estado de oxidação (+V) é pouco conhecido, sendo apenas visto no hipomanganato, MnO43+.O estado de oxidação (+VI) está presente nos manganatos.
O estado de oxidação (+II) tem uma grande importância na biologia no íon Mn2+,na atividade enzimática animal ou vegetal.O estado de oxidação (0) existe nos complexos [Mn2(CO)10] e K6[Mn(CN)6] ,2NH3 ,sendo este último muito instável e fortemente redutor.O estado de oxidação (+IV) possui poucos compostos conhecidos, um deles é o MnO2, o mineral pirosulita, que possui valor comercial. O estado de oxidação (+VII), apesar de não ser tão comum, é bastante conhecido pelo íon permanganato, MnO4-,é ele o responsável pela cor violeta da ametista, também é bem conhecido no composto permanganato de potássio, utilizado na indústria farmaceutica.
Tecnécio:
Configuração eletrônica: 1s2, 2s2,2p6, 3s2, 3p6, 4s2, 3d10,4p6, 5s2, 4d5.
Os estados de oxidação mais comuns são (+II),