Quimica
Este trabalho tem o intuito de falar sobre a Hipoglicemia que é uma doença causada pela diminuição da concentração de glicose no sangue, abaixo dos níveis considerados normais; os sintomas e seu tratamento.
Hipoglicemia
O tema da hipoglicemia é abordado aqui em meio ao conjunto de alterações que afetam o sangue para salientar-se a importância que este tem como veiculo de transporte de nutrientes. A hipoglicemia consiste numa diminuição da concentração de glicose no sangue, abaixo dos níveis considerados normais. O principal grupo de risco dessa afecção é constituído pelos diabéticos, que podem entrar em crise se não seguirem estritamente determinadas recomendações, relativas sobretudo á administração correta da insulina. No entanto, a hipoglicemia pode afetar também pessoas que não são diabéticas. Embora os diabéticos constituam o grupo de maior risco, em algumas circunstâncias as crises de hipoglicemia podem afetar também outras pessoas. É o caso de processos em que o organismo demanda uma quantidade maior de glicose, como durante a gravidez, situações de febre alta e prolongada ou processo de alteração hormonal.
Causas da hipoglicemia
A glicose é um dos principais nutrientes da maior parte das células do organismo, particularmente as do cérebro (córtex cerebral). Por isso deve haver dissolvida no sangue uma quantidade suficiente dessa substancia. Se a dieta não contem o teor adequado de glicose, como quando se está em jejum, o organismo consome suas reservas, de forma que ocorre uma diminuição da quantidade de glicose no sangue. Essa diminuição é maior se ocorre paralelamente um gasto suplementar de energia nas células, como durante a prática de um exercício físico, o que contribui também para um quadro de hipoglicemia. Os diabéticos precisam injetar insulina na corrente sangüínea porque seu organismo não é capaz de produzir níveis adequados dessa substancia. Uma má regulação da dose que leve ao excesso de insulina causa