Gerador de eletricidade
O Gerador é um dispositivo com função de transformar ou transferir energia. Transforma qualquer tipo de energia em energia elétrica. Exemplos: a usina hidrelétrica, transformando energia mecânica de uma queda de água em energia elétrica através de um gerador; usina termoelétrica , que utiliza carvão, óleo, gás ou qualquer outro tipo de combustível para aquecer a água, transformá-la em vapor que irá girar a turbina, que por sua vez acionará o gerador, transformando assim energia térmica em energia elétrica; Usina nuclear que utiliza elementos químicos radioativos para aquecer a água que circula no interior do reator, que se transformará em vapor, irá girar a turbina, acionando o gerador e transformando energia nuclear em energia elétrica; e Pilhas e baterias que são geradores químicos que transformam energia química em energia elétrica.
Em verdade, o gerador não gera energia elétrica ,apenas a transforma de qualquer tipo de energia à energia elétrica. Ele fornece energia as cargas livres de um condutor, mantendo uma diferença de potencial entre os dois pontos quaisquer desse condutor. O traço maior de um gerador indica um polo positivo sendo que o menor indica negativo:
Quando se mede a tensão elétrica entre os polos do gerador, obtém-se uma grandeza denominada Força eletromotriz (f.e.m.), que é representada pela letra E que corresponde, num gerador ideal, de resistência interna nula, à quantidade de energia elétrica que recebe cada unidade de carga que o atravessa. Com isso, denomina-se força eletromotriz E de um gerador ao quociente entre o trabalho (W) realizado no transporte de uma carga q, contra a força do campo elétrico, e o valor absoluto dessa carga, ou seja, , nessa expressão as unidades de f.e.m. são as mesmas do potencial elétrico U, pois ambas são razão entre trabalho W e carga q. Assim, no Sistema Internacional de Unidades (SI), a unidade de força eletromotriz E é o (V) Volt ou o Joule/Coulomb (V=J/C=J.C-1).