Tipos de rochas
Rochas Metamórficas - 01
Conceito de Rochas - 01
Tipos de Metamorfismo - 01
Estrutura e Textura das Rochas Metamórficas - 01
Graus de Metamorfismo - 02
Estrutura e Textura das Rochas Metamórficas - 02
Graus de Metamorfismo - 02
Principais Tipos de Rochas Metamórficas - 02
Rochas Sedimentares - 03
Origem - 03
Litificação - 04
Consolidação dos sedimentos - 04
Rochas Sedimentares Clásticas - 04
Rochas Carbonáticas - 05
Rochas de Origem Química - 05
O solo no Mato Grosso do Sul - 06
Tipos de solo - 06
Cor - 06
Porosidade - 06
Permeabilidade - 06
Textura - 06
Mato Grosso do Sul - 07
Bibliografia - 09
Rochas Metamórficas
Conceito
A rocha passa por alterações na composição mineralógica, com o aparecimento de novas características de ordem estrutural e textural. As novas rochas assim formadas são chamadas metamórficas, e o fenômeno que origina tais transformações é denominado metamorfismo.
A base desse processo metamórfico reside no movimento das placas e no fato dos minerais dependerem de condições físico-químicas. Mudando essas condições, o mineral ganha uma nova forma estável. A circulação do calor no interior da Terra é conseqüência da tectônica global, acompanhando o movimento das placas, resultando em eventos tectônicos de diversas naturezas ao longo de grandes faturas em áreas ativas.
Tipos de Metamorfismo
Metamorfismo Regional: Desenvolve-se em regiões de intenso tectonismo, ou seja, compressões e dobramentos de extensas áreas com temperatura muito elevada.
Metamorfismo de contato: Desenvolve-se ao redor e corpos ígneos intrusivos, que cedem parte de sua energia térmica à rochas vizinhas encaixantes.
Metamorfismo cataclástico: Ocorrem em zonas de movimentação e ruptura na crosta, em faixas extensas e estreitas, junto às zonas de cisalhamento ao longo das falhas.
Metamorfismo de soterramento: Ocorre pela pressão de espessas camadas de sedimentos e/ou rochas vulcânicas em grandes profundidades das bacias sedimentares,