Quimica
Nomes:
EXTRAÇÃO E IDENTIFICAÇÃO DE ALCALÓIDES (CAFEÍNA)
- Objetivos: Extrair e identificar a cafeína do guaraná em pó ou de bebidas ricas em cafeína (coca-cola, pepsicola, bebidas energéticas)
- Fundamentos teóricos: Alcalóide é uma substância de caráter básico, nitrogenados, provenientes do metabolismo secundário de vegetais, presentes em várias partes da planta como: raízes, sementes, folhas, caules, etc... Apresentam atividade farmacológica, atuando sobre o sistema nervoso central.
Princípio do método de extração: A presença de um ou mais átomos de nitrogênio na molécula, confere aos alcalóides natureza básica, dada pelo caráter insaturado do átomo de nitrogênio, possibilitando a formação de sal em meio ácido. Assim, da reação de um alcalóide com um ácido, forma-se um sal de um novo cátion, que resulta da cadência de 1 elétron. Ao adicionar ácido, os alcalóides precipitam-se na forma de sais alcalóides, os quais são extraídos com água. Ao adicionar base neste extrato aquoso, as moléculas da base reagem com as moléculas do ácido, liberando os alcalóides na forma livre.
Os alcalóides na forma livre são solúveis em solventes polares orgânicos como: éter ou clorofórmio.
- Procedimento: Para extração da cafeína de bebidas
1-Colocou-se num funil de separação, 35 ml de coca-cola e 10 ml de clorofórmio.
2- Para extrair os alcalóides livres, o funil foi agitado suavemente.
3- A parte inferior (fase clorofórmica) foi retirada e armazenada (a cafeína é retirada da porção aquosa para o solvente). Repetimos este procedimento 3 vezes.
4- Do extrato obtido (fase clorofórmica) foram retiradas algumas gotas, e colocou-se numa lâmina, para evaporar e observamos ao microscópio.
5- O restante do extrato obtido, colocou-se numa cápsula de porcelana e foi levado para o banho-maria
6- Após a evaporação de grande parte do extrato, outra lamina foi preparada e observada em microscópio.
- Resultados e Discussão: