Qual o objetivo de usar métodos para o estudo bíblico
Por Josias Teles
Resumo
A falta de um método de estudo bíblico pode gerar muitas distorções e heresias levando a muitas pessoas a confusão e a perdição. O conhecimento bíblico liberta, nos impede de pecar, produz crescimento espiritual e resulta num viver vitorioso.
Introdução
Acredita-se que existem mais ou menos 150 mil denominações evangélicas no Brasil. O número é incerto porque todos os dias dezenas de novas igrejas são abertas em nosso país, sendo que a maioria não tem CNPJ ou qualquer outro tipo de legalidade. O que por um lado parece ser algo a se comemorar, por outro lado deve ser motivo de reflexão e preocupação. Afinal, quem são essas pessoas que abrem novas igrejas? Porque o fazem? O certo é que na maioria dos casos falta conhecimento da palavra de Deus para essas pessoas. Na maioria das vezes os lideres não tem se quer um curso básico de teologia e interpretam a Bíblia de forma equivocada, criando muitas vezes heresias e doutrinas anti-biblicas.
O estudo da palavra de Deus traz ao ser humano, inúmeros benefícios.
O conhecimento da palavra de Deus liberta: Jo 8.32 O conhecimento da palavra de Deus nos impede de pecar Sl. 119:11 O conhecimento da palavra de Deus Produz crescimento espiritual, 1 Pe. 2:2 O conhecimento da palavra de Deus resulta num viver vitorioso, Jos. 1: 7,8.
Porem, para alcançarmos esses benefícios e tantos outros, não basta apenas ler a bíblia simplesmente. É necessário estudo e meditação na palavra. Para que esse estudo seja produtivo e o crente entenda plenamente a revelação de Deus ao ser humano, existem métodos de estudo. O conhecimento e aplicação desses métodos ajudam na interpretação do texto e nos ajuda a não entendermos errado determinadas mensagens. Além disso, o objetivo do usar métodos de estudo bíblicos é ajudar na aplicação do conhecimento. Com a aplicação do conhecimento adquirido da palavra de Deus, a