Atividades avaliativas de psicologia
Piaget,
Vygotsky
Wallon
Skinner
Rogers
Paulo Freire
Daniel Goleman
Howard GardnerPiaget, biólogo e filósofo suiço, foi considerado o "Einstein" da Psicologia, tamanha obra consistente sobre inteligência. Ele é o "pai" da epistemologia genética e a noção de estágios evolutivos são uma importante ferramenta para educadores, professores, pais etc. Por gentileza, aprenda o máximo possível sobre as fases sensóriomotor, préoperatório, operatório concreto e formal.
Há também o Vygotsky, psicólogo russo que compartilhava uma visão dialética sobre a aprendizagem. Nessa visão, há a necessidade de levar em conta os opostos e a contradição. Um importante conceito que me lembro de Vygotsky é a a zona do desenvolvimento proximal, ou seja, aquilo que a criança está prestes a aprender. Há também a espiral dialética: nós aprendemos indo e vindo no processo de internalização das regras e conhecimento da cultura. Para esse psiólogo russo, as funções psicológicas dependem das estruturas mentais.
Segundo Henry Wallon devemos estudar o desenvolvimento da criança por inteiro, pela pessoa. Ele nos traz uma visão completa, pois tentou integrar inteligência com emoção. Veja aqui uma certa crítica às idéias fracionárias de Piaget, pois somente se dedicou à inteligência racional (uma visão distorcida, pois Piaget se dedicou também a evolução da moralidade na criança). Não podemos esquecer do polêmico psicólogo norte-americano, o senhor B. F. Skinner. Será que você já assistiu ao filme "Laranja Mecânica"? Bem, as idéias skinerianas sobre a aprendizagem operacional são utilizadas na instrução programada, nos videogames e nas máquinas de ensinar. Para Skinner, o aprendizado é mais eficaz quando o aprendiz pode ter reforço imediato nas respostas. Já se sentiu feliz ao saber que acertou determinado teste ou quando superou uma fase no videogame? Pois bem esse sentimento é um reforço positivo (fortalecedor) para suas próximas tentativas.