Análise economico e social
A Administração adquiriu influências que moldaram seu futuro caráter científica. Grandes filósofos da Idade Antiga deixaram em seus pensamentos escritos, fazendo com que esses contribuam para a Administração atual. Sócrates, em seu trabalho, cita administração como habilidade pessoal; Platão, em seu livro “A República”, expõe a forma de governo e a administração de negócios públicos; Aristóteles, quando escreveu “A Política”, fala sobre a organização do Estado e suas formas governamentais. (CHIAVENATO, 2003).
Segundo Maximiano apud Carvalho, (2008), algumas subsídios, concedidos pelos povos da Antiguidade, foram de muita relevância, como:
• Egípcios – burocracia administrativa.
• Babilônios – registros de transações comerciais e controle das mesmas.
• Assírios – tinham depósitos de suprimentos e colunas de transportes (precursores da Logística atual).
• Gregos – implantaram a democracia participativa, planos de estratégia, conceitos de qualidade, pregação da ética e igualdade na administração.
• Romanos – criadores dos tributos, primeiros organizadores de empresas em outro país e de associações artesanais - guildas.
• Chineses – foram os propulsores ensinamento de planejamento, comando, doutrina e estratégia militar.
O Renascimento, período de suma importância, pois nesta ocasião as Artes entre outras ciências trouxeram metodologias de cultura diferenciada, e conhecimentos em documentações para melhorar o aprimoramento de controle nas empresas que existiam.
A Administração recebeu influência também da organização da Igreja Católica, no que tange da hierarquia, disciplina, descentralização das atividades e a centralização de comando, assim como das organizações militares, repassando seus conceitos