Quimica
Aluno: Gabriel Marques
Turma: 1º ano Data: 30/03/2011 Valor: 20 pontos
FRACIONAMENTO DE MISTURAS ➢ Misturas Heterogêneas
o Sólido-Sólido
a) Catação: Os fragmentos de um dos sólidos são catados com a mão ou com uma pinça.
b) Peneiração ou Tamisação: Usa-se quando os grãos dos sólidos tem diferentes tamanhos.
c) Separação Magnética: Um dos componentes deve ser atraído pelo pólo do imã.
d) Ventilação: A fase mais leve é separada por uma corrente de vento.
e) Levigação: A fase mais leve é separada por uma corrente de água.
f) Dissolução Fracionada: A mistura é colocada num liquido que dissolve um só componente, o componente insolúvel é separado da solução por filtração; por evaporação separa-se o componente dissolvido do respectivo liquido.
g) Sublimação: É empregado quando um dos componentes sublima. Como exemplo, temos a separação da areia do iodo.
o Sólido-Líquido
a) Filtração: Consiste em forçar a mistura a atravessar um filtro que só permite a passagem do componente gasoso retendo o componente sólido. Colocando a mistura numa superfície que contém poros, que retém o sólido e deixa passar o líquido.
b) Decantação: Trata-se de um processo bastante lento, e não muito eficaz, que consistem em deixar a mistura em repouso até que o elemento sólido se deposite por ação da gravidade.
c) Centrifugação: Consiste em provocar a depozição do componente sólido através de uma aceleração da gravidade, o que é feito num dispositivo chamado centrifugador.
o Sólido-Gasoso
a) Filtração: A mistura passa através de um filtro, onde o sólido fica retido. Esse processo é muito utilizado nas indústrias, principalmente para evitar o lançamento de partículas sólidas na atmosfera. A filtração é também usada nos aspiradores de pó, onde o sólido é retido (poeira) à medida que o ar é aspirado.
b) Câmara de Poeira: O componente sólido choca-se com os