quimica
Licenciatura em Ciências Bioanalíticas
Química Orgânica
2014/2015
Beatriz Santos
Cátia Couto
Sandra Sousa
1
Isolar
o ácido acetilsalicílico a partir de um comprimido de aspirina;
Analisar esse mesmo ácido e proceder à sua identificação;
Determinar o seu ponto de fusão para avaliar o grau de pureza do produto.
2
A
aspirina é um analgésico, antipirético e um anti-inflamatório apresentado sob a forma de comprimidos.
Tem como constituintes o ácido acetilsalicílico (princípio ativo) e excipientes. O ácido acetilsalicílico é solúvel em etanol quente, no entanto os excipientes são insolúveis e podem ser removidos por filtração, obtendo-se assim apenas o ácido acima referido.
3
Para
reduzir a solubilidade do ácido acetilsalicílico pode adicionar-se água à solução acabando, esta, por cristalizar. Em seguida, é determinado o ponto de fusão e observado o grau de pureza.
Ácido Acetilsalicílico
4
Extracção:
método para separar compostos baseado nas suas diferentes solubilidades. Cristalização: Os compostos orgânicos e as impurezas têm diferentes solubilidades, daí, aquando da cristalização são expelidas as impurezas e o composto é purificado.
5
Ponto
de Fusão: ocorre a fusão de um sólido, a uma temperatura e quando as tensões de vapor do sólido e do líquido em equilíbrio se igualam. A existência de impurezas solúveis na solução leva à diminuição do ponto de fusão e ao alargamento do intervalo da temperatura à qual o equilíbrio ocorre.
6
Enchimento
do capilar
Elevação rápida da temperatura até 20ºC abaixo do ponto de fusão teórico.
Elevação gradual da temperatura (um ou dois graus por minuto).
Registo do intervalo de fusão (quando começa a descolar do capital até descolar tudo). Observado no aparelho eléctrico de Buchi.
7
2
tubos de ensaio pequenos;
2 copos de 50 mL (um para o banhomaria, outro para