Quimica
TEMA: Funções inorgânicas: ácidos e bases.
Jônathas Christian
Nilton Monteiro Pegas
Rômulo Avila
Turma: VD
Campus Volta Redonda
Setembro de 2010
Identificação
Relatório Nº 04
Título: Funções inorgânicas: ácidos e bases.
Autores: Jônthas Christian, Nilton Monteiro Pegas e Rômulo Avila
Objetivo
Obter desenvolvimento necessário para se poder definir o conceito básico de indicadores de ácido-base; Realizar experimentos que comprovem as propriedades funcionais das substâncias inorgânicas; Determinar o pH por meio de indicadores.
Introdução
A química é dividida em ramos, um desses é a química analítica. Dentro dos estudos deste ramo da química observam-se dois caminhos: a quantitativa (é empregada para se determinar a quantidade de uma espécie ou elemento químico numa amostra) e qualitativa (a ênfase se encontra na caracterização da presença de um determinado elemento na amostra, evidenciando mais a qualidade do que a quantidade). Tendo em vista a área qualitativa pode-se aplicar o conceito de substâncias inorgânicas (ácidos, bases, sais e óxidos) na mesma, pois para saber que certo meio é acido ou base é necessário realizar experimentos que indiquem seu potencial hidrogeniônico (acidez, neutralidade, alcalinidade). A seguir veremos a definição: conceito de indicadores de pH, as propriedades das substâncias inorgânicas e o calculo de pH.
Experimento
Materiais
Papel indicador de pH, tubos de ensaio, béquer, bastão de vidro, fenolftaleína, metil orange, papel tornassol (azul e vermelho), limpador com amoníaco, leite de magnésia, repolho roxo, vinagre branco, suco de limão, água, HCl, NaOH.
Parte I – Tabela de indicadores
No primeiro momento foi separado três series de tubos de ensaio, chamados de A, B e C, sendo que cada serie continha mais três tubos de ensaio, numerados de 1 a 3. Em seguida em todos os tudo de uma serie colocamos substancias diferentes, no número 01 colocamos 3 mL de HCl,no