Quimica
Solubilidade é a capacidade que uma substância tem de se dissolver em outra substância denominada solvente. Os demais componentes da mistura são chamados de solutos. Quando misturados, soluto e solvente formam uma mistura homogênea, esta mistura é denominada de solução.
As soluções são classificadas em: insaturadas, saturadas e supersaturadas.
Solução insaturada é quando a quantidade de soluto dissolvida é inferior ao valor máximo estipulado pelo coeficiente de solubilidade, ou seja, poderemos dissolver mais soluto.
Solução Saturada: Apresenta a quantidade máxima de soluto que pode ser dissolvido em uma quantidade de solvente, após não poderemos mais dissolver soluto. As supersaturadas são soluções, em que mesmo ultrapassando o seu coeficiente de solubilidade não se precipita.
A interação entre um soluto e um solvente determina o quanto um soluto pode se dissolver. Solutos com polaridades parecidas com a dos solventes dissolvem melhor e em maior quantidade do que àquelas com polaridades diferentes, valendo a regra geral de que “semelhante dissolve semelhante”, ou seja, substâncias polares dissolvem bem outras substâncias polares, e substâncias apolares dissolvem bem as substâncias apolares. Isso acontece porque, quando há formação de soluções ocorre quebra de ligações e novas são criadas. Se as novas forem semelhantes às antigas há pouco gasto de energia.
Mas não é só a polaridade que determina o quanto um soluto pode se dissolver a temperatura e a pressão também são fatores importantes. Um exemplo disso é que a solubilidade da maioria dos compostos orgânicos aumenta com o aumento da temperatura.
Como exemplo de “semelhante dissolve semelhante”: o C6H14, uma substância apolar, dissolve muito bem óleos e gorduras (apolares). Já a água (polar) dissolve muito bem ácidos e bases, pois a ligação entre essas substâncias são polares.
Nem todas as substâncias são solúveis. Alguns compostos são considerados apenas ligeiramente solúveis; outros,