quimica
INTRODUÇÃO O pHmetro ou medidor de pH é um aparelho usado para medição de pH. Constituído basicamente por um eletrodo e um circuito potenciômetro. O aparelho é calibrado (ajustado) de acordo com os valores referenciado em cada soluções de calibração. Para que se conclua o ajuste é então calibrado em dois ou mais pontos. Normalmente utiliza-se tampões de pH 7,000 e 4,005. Uma vez calibrado estará pronto para uso. A leitura do aparelho é feita em função das leituras de milivolts que o eletrodo gera quando submerso na amostra. Esses milivolts é convertido para uma escala de pH. O aparelho faz essa conversão e tendo como uma escala usual de 0 a 14 pH. Seu uso é comum na indústria química, farmacêutica, cosmética, universidades, instituições de pesquisas em qualquer setor da ciência que trabalhe com soluções aquosas. É utilizado na agricultura, tratamento e purificação da água, fabricação de papel, indústria petroquímica, na produção e desenvolvimento de medicamentos e fabricação de alimentos. Existem Basicamente quatro tipos de pHmetro, são eles: pHmetro de bancada:
É indicado para trabalhos que requerem controle ou monitoramento do pH, mV e temperatura. Tem ainda como diferencial a indicação e compensação automática de temperatura. pHmetro de bolso:
Substitui o papel pH e possui compensação automática de temperatura. pHmetro portátil: Utilizado geralmente em indústria alimentícia, farmacêutica, química, açucareira e etc. Este tipo de pHmetro é ideal para determinar o pH do material no local da medição, evitando assim problemas ou erros por contaminação. pHmetro digital:
Mais utilizado em trabalhos de pesquisa e rotina do laboratório, o pHmetro digital possui alta precisão nos resultados.
Procedimento de Calibração do pHmetro
1 - Realizar a aferição do pHmetro diariamente após 30 minutos da sua ligação.
2 - Retirar o recipiente ou “luva protetora” contendo a solução de KCl 3M na qual o eletrodo está