Relatorio massa unitaria
Alunos:
Novembro de 2014
INTRODUÇÃO
O processo experimental é o modo racional e otimizado de se avaliar os fenômenos ocorrentes do meio natural e possibilita, acima de tudo, analisar seus comportamentos. Nesse relatório estão descritos os processos experimentais dos ensaios de massa especifica e massa unitária de um agregado miúdo.
PROPRIEDADE FÍSICA DOS AGREGADOS Segundo Petrucci (1970) define-se agregado como o material granular, sem forma e volume definidos, geralmente inerte de dimensões e propriedades adequadas para a engenharia. Os agregados conjuntamente com os aglomerados, especificamente o cimento, formam o principal material de construção; o concreto. Pela importância, é fundamental o conhecimento das propriedades dos agregados, pois influenciam diretamente no comportamento desses. Os agregados miúdos (areias) e os agregados graúdos (seixos e britas) apresentam características distintas de propriedades físicas e que são determinadas através de ensaios experimentais.
Agregados miúdos Massa específica: é a massa da unidade de volume, excluindo deste os vazios permeáveis e os vazios entre os grãos. Massa Unitária: é a relação entre sua massa e seu volume sem compactar, considerando-se também os vazios entre os grãos.
ENSAIOS REALIZADOS
Ensaio 01: Determinação da massa unitária do agregado miúdo.
Ensaio 02: Determinação da massa específica do agregado miúdo por meio da proveta.
ENSAIO 01: Determinação da massa unitária do agregado miúdo OBJETIVO: Este ensaio tem por objetivo determinar a massa unitária do agregado miúdo
MATERIAL UTILIZADO:
Balança;
Becker de 250ml;
Água destilada;
Agregado miúdo.
PROCEDIMENTO DE EXECUÇÃO DO ENSAIO
O material coletado foi retirado de uma amostra de agregado miúdo de modo a garantir a manutenção de todas as