respiração
Os processos fisiológicos que renovam o ar das vias aéreas condutora para os pulmões, e dos alvéolos, que ocorre nos períodos da inspiração e da expiração pulmonar são denominados de ventilação pulmonar.
CLASSIFICAÇÃO DA VENTILAÇÃO PULMONAR:
- Ventilação pulmonar natural: A ventilação acontece sem o uso de dispositivo para auxiliar a ventilação.
- Ventilação pulmonar assistida: A ventilação ocorre com o uso de dispositivo para auxiliar a ventilação.
MECÂNICA DA VENTILAÇÃO PULMONAR
Os pulmões são órgãos esponjosos que se encontram protegidos numa cavidade formada pelas costelas, a cavidade torácica. Quando inspiramos, a cavidade torácica aumenta de volume e o ar entra nos pulmões. Quando expiramos, a cavidade torácica diminui de tamanho e o ar sai dos pulmões.
Essa cavidade torácica muda de tamanho com o auxilio do músculo diafragma e dos músculos intercostais. O diafragma é um músculo que separa a cavidade torácica do abdômen. Os músculos intercostais prendem-se às costelas e distribuem-se sobre elas.
- Inspiração: Promove a entrada de ar nos pulmões, dá-se pela contração da musculatura do diafragma e dos músculos intercostais. O diafragma abaixa e as costelas elevam-se, promovendo o aumento da caixa torácica, com consequente redução da pressão interna (em relação à externa), forçando o ar a entrar nos pulmões.
- Expiração: Promove a saída de ar dos pulmões, dá-se pelo relaxamento da musculatura do diafragma e dos músculos intercostais. O diafragma eleva-se e as costelas abaixam, diminuindo o volume da caixa torácica, com consequente aumento da pressão interna, forçando o ar a sair dos pulmões.
BIOFÍSICA DA RESPIRAÇÃO
Músculos Inspiratórios:
- Diafragma
- Intercostais externos
- Grande peitoral
Obs: Quando a forma em cúpula do diafragma se perde, o músculo torna-se planificado e perde suas propriedades durante a inspiração. Esta patologia é comum em portadores de tórax efisematoso e pode ocorrer em asmáticos.
Músculos