quimica
Base
Definição: De acordo com a teoria de Arrhenius, base é toda a substância que aumenta a concentração de íons hidroxila (OH-) pela sua dissociação em meio aquoso. Assim, aumenta o pH do meio e diminui, por consequência, o pOH. De um modo geral, possuem sabor adstringente, além de reagirem com ácidos de Arrhenius formando algum sal e água.
Nomenclatura: Coloca-se a palavra no inicio do nome da base a palavra Hidróxido seguida pelo nome do cátion, por exemplo NaOH, temos o ânion OH-, e o cátion Na+, o ânion será representado pelo nome Hidróxido e o cátion Na+, pela nome do elemento no caso o sódio, desse modo temos: Hidróxido de sódio. Mas a não para por ai, assim como no caso dos ácidos, quando um mesmo elemento dá origem a vários cátions com cargas diferentes, o número do Nox do íon será acrescentado no fim do nome final da base no formato de algarismos romanos, ou então, numa forma alternativa será acrescentado sufixo “oso” ao íon que possuir menor Nox e “ico” ao que tiver o maior.
Uso no dia a dia: A definição de ácidos e bases de Arrhenius é utilizada até os dias atuais, entretanto, ela se aplica a poucas substâncias, principalmente, às que possuem H+ e OH- para serem liberados e só em meio aquoso.
Sal
Definição: O sal é um composto constituido por cátions originado de uma base e ânion originado de um ácido. Portanto podemos concluir que os sais são considerados compostos iônicos.
Nomenclatura: Vejamos como isso se aplica aos diferentes tipos de sais.
Nomeando sais normais:
NaCl → cloreto de sódio
CaCl2 → cloreto de cálcio
Na2CO3 → carbonato de sódio
KNO2 → nitrito de potássio
O nome de um sal normal guarda correspondência com o nome do ácido que o origina:
Se o nome do ácido termina em ídrico, o do sal termina em eto.
Se a terminação do ácido é oso, a do sal será Ito.
Se a terminação do ácido é iço, a do sal será ato.
Temos, por exemplo, o sal NaCl, que é originado da reação:
HCl + NaOH → NaCl + H2O
HCl = ácido