aids
A AIDS (Síndrome da Imunodeficiência Adquirida) surgiu a partir de um vírus chamado HIV (sigla originada do inglês: Human Immunodeficiency Vírus) o vírus da imunodeficiência humana, encontrado no sistema imunológico dos chimpanzés e do macaco-verde africano (M.GRMEK, 1995). Apesar de não deixar esses animais doentes, o SIV (Vírus da Imunodeficiência Símia) é um vírus altamente mutante, que teria dado origem ao HIV, o vírus da AIDS. O SIV presente no macaco-verde criou o HIV2, uma versão menos agressiva, que demora mais tempo para provocar a AIDS. Já os chimpanzés deram origem ao HIV1, a forma mais mortal do vírus. "É provável que a transmissão para o ser humano, tanto do HIV1 como do HIV2, aconteceu em tribos da África central que caçavam ou domesticavam chimpanzés e macacos-verdes". Não há consenso sobre a data das primeiras transmissões, o mais provável, porém, é que tenham acontecido por volta de 1930. Nas décadas seguintes, a doença teria permanecido restrita a pequenos grupos e tribos da África central, na região ao sul do deserto do Saara. (M.GRMEK, 1995).
A epidemia do HIV/AIDS surgiu em época em que as autoridades sanitárias supunham que as doenças infecciosas estavam controladas. Diversos estudos apontam diferentes momentos na história do HIV/AIDS no Brasil. A primeira fase no inicio da década de 1980, quando surgiram os primeiros casos da AIDS no país, caracterizou-se pela omissão das autoridades governamentais, em especial no plano Federal, acompanhada de uma onda de medo e discriminação. (VILLARINHO, MARIANA VIEIRA et al.2013).
A AIDS é a manifestação do vírus no organismo, e é caracterizada pelo momento em que o vírus ataca o sistema imunológico. Como esse vírus ataca as células de defesa do nosso corpo, o organismo fica mais vulnerável a diversas doenças, de um simples resfriado a doenças mais graves como tuberculose ou câncer.
Saber precocemente da doença é fundamental para aumentar ainda mais a sobrevida da pessoa infectada,