Quimica
GR00551 – Laboratório de Química Orgânica – 2ºSemestre/2011
Prof. Rosana Zanetti Baú
PRÁTICA 2 – 22/08/2011
Extração da Trimiristina a partir da noz-moscada. Recristalização. Análise espectroscópica.
1. OBJETIVOS
• Isolamento de um produto natural (trimiristina) a partir da noz moscada usando a técnica de refluxo. • Recristalização do extrato obtido e determinação do seu grau de pureza. • Análise espectroscópica do trialcilglicerol.
2. LEITURA RECOMENDADA
Técnica da recristalização. Solventes adequados. Espectroscopia no infravermelho e RMN-1H.
3. INTRODUÇÃO TEÓRICA
3.1. A noz moscada é uma semente natural da Índia Oriental (Myristica fragrans), o componente principal da noz moscada é um lípídio, mais precisamente um triacilglicerol cujo o único ácido graxo é ácido mirístico (trimiristina). A trimistina é também um dos principais constituintes do óleo de coco.
[pic] ou [pic]
Dado que triacilgliceróis são completamente não hidrossolúveis, não podem ser extraídos com água, por outro lado, também não são voláteis, ou seja, não podem ser extraídos usando a técnica por arraste a vapor. A metodologia mais apropriada para o isolamento de insumos com estas características a partir de materiais biológicos é a extração com solventes pouco polares, para que apenas o componente lipídico seja extraído.
Em específico, a trimiristina, poder ser extraída da semente de noz moscada pelo uso de um sistema de refluxo (Figura 5) e em seguida, purificada através de sucessivas cristalizações, uma vez que esta é uma gordura sólida.
[pic]
Figura 1. Aparelhagem para refluxo
3.2. A recristalização é um método de purificação de compostos orgânicos que são sólidos a temperatura ambiente. O princípio deste método consiste em dissolver o sólido em um solvente quente e logo esfriar lentamente. Na baixa temperatura, o material