Pesquisa e pratica pedagogica 1
Circuito 13.3
Salvador-BA
Setembro 2010.
Pesquisa e Prática Pedagógica 1
1 – Introdução
A finalidade da apresentação deste seminário é mostrar aos nossos colegas a Educação na Contemporaneidade, levando em conta que vivemos num mundo capitalista onde a corrida pelo saber e a posição social do individuo estão interligados.
1 – Educação na Contemporaneidade
Constatou-se na Grécia o início da "história da educação ocidental", com o sentido do que representa a palavra educação na nossa realidade atual. No século V a.C. com os sofistas e depois com Sócrates e Aristóteles que o conceito de educação alcançou o estatuto de uma questão filosófica.
Os ideais educativos da Paidéia foram desenvolvidos no século V a.C., mas se basearam em práticas educativas anteriores. Mas qual o significado da palavra Paidéia? Não há uma definição concreta para essa palavra. Inicialmente significava criação de meninos, mas adquiri outro sentido. Houve uma ampliação do conceito de Paidéia, que levou a designar o resultado do processo educativo que se prolonga por toda a vida, muito além dos anos escolares; seria o ideal grego de formação humana.
A partir do século V exigiu-se mais da educação, ela deveria formar o cidadão. A ginástica, a música, a gramática, deixa de ser suficientes. A educação moral resultava do contato direto da criança com um pedagogo, do jovem com o ancião. Os mestres se uniam para dar à criança exemplos de dignidade, de respeito pelas leis das cidades e pelos mais velhos. Até mesmo a ginástica e a música tinham fins morais. Eram trabalhadas qualidades como paciência, tolerância, força e coragem, lealdade, e consideração pelo direito dos outros.
Percebemos que a matriz cultural grega mais presente na cena contemporânea é a odisséia, onde predominam valores como a esperteza e a astúcia, e não a Paidéia. A educação vem mudando seu sentido, seu objetivo ao longo do tempo. Para os gregos representava a felicidade,