quimica
Introdução
Eletrólise todo o processo químico não espontâneo provocado por uma corrente elétrica. O processo eletrolítico sé a partir de um fornecimento de energia vindo de um gerado (pilha). Com isso, ocorre a descarga de íons, onde ocorre uma perda de carga por parte de cátions e ânions. Consequentemente, os cátions irão receber elétrons, sofrendo redução, enquanto que os ânions irão ceder elétrons, sofrendo oxidação. Por exemplo, eletricidade pode ser usada para decompor cloreto de sódio fundido em seus componentes:
2 NaCl (l) → 2 Na (l) + Cl2 (g)
Materiais usados:
.Tubo em U
.2 pares de eletrodos, um de grafita, outro de cobre
.Fonte de corrente contínua.
.Aparelho de Hoffman
Parte Experimental: foram colocados água e o composto iônico dissolvidos em recipientes. Na ionização da água, formará íons H+ e íons OH-. O NaCl, em contato com a água, formará o íon Na+ e o íon Cl-. Os íons positivos serão atraídos pelo eletrodo negativo e os íons negativos serão atraídos pelo eletrodo positivo. Cada par de íons (positivo e negativo) competirão entre si para ver qual se formará ao redor do seu respectivo eletrodo.
Conclusão:
Os íons em uma solução de NaCl são: Na(+), Cl(-), H(+) e OH(-). Seguindo uma tabela de ordem de descarga dos íons, tem-se que no cátodo ocorrerá a redução do H(+) (que tem prioridade sobre o Na+), e no ânodo ocorrerá a oxidação do Cl(-) (que tem prioridade sobre o OH-). Assim as semi-reações serão:
2 H(+) + 2e ----> H2 (g)
2 Cl(-) ----> Cl2(g) + 2e
Em solução ficariam os íons Na(+) e OH(-), que formam o NaOH.