Quimica
Agrotóxicos e pesticidas são produtos químicos largamente utilizados na agricultura, nas lavouras de arroz, soja, milho, feijão e da maioria dos alimentos que chegam a nossa mesa, assim como também são utilizados na pecuária e também no ambiente doméstico. A utilização de agrotóxicos na agropecuária, é atualmente considerado imprescindível pata que os produtores possam alcançar um rendimento capaz de lhes oferecer maior lucro.
A Periculosidade dos Agrotóxicos
Entre os agrotóxicos mais utilizados a maioria deles possuem substancias altamente perigosas a saúde e a vida humana e de outros seres vivos, de tal sorte que a OMS – Organização Mundial da Saúde, juntamente com a FAO – Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação insistiram na necessidade de serem adotadas regras para a venda e para a manipulação desses agrotóxicos, como forma de precaver o homem das possíveis conseqüências, a curto, médio e longo prazo, pois segundo estudos da OMS, cerca de 3% dos trabalhadores que são expostos aos agrotóxicos acabam sofrendo alguma forma de intoxicação, estimando-se que ocorram cerca de 3 milhões de casos anualmente no mundo todo, destes 700 mil com distúrbios neurológicos e outros efeitos adversos, outros 80 mil apresentam câncer e outras 220 mil casos com a morte dos usuários.
Brasil é o Campeão no Consumo de Agrotóxicos
Foi na década de 70 que os agrotóxicos e pesticidas começaram a ser utilizados no Brasil, e como forma de estimular o aumento da produção o governo então obrigava o uso desses insumos pelos produtores rurais que buscavam os recursos do crédito rural para suas lavouras. Dessa forma seu uso de disseminou por todo o país, e mesmo que não utilizava do crédito rural para plantar foi obrigado a utilizar os agrotóxicos para se manter no mercado, devido ao maior rendimento obtido com o uso do produto, independente dos efeitos colaterais, ou seja das conseqüências a saúde humana e do meio ambiente. Hoje em dia, somente os adeptos