Quimica
Um dos primeiros relatos de compostos de coordenação foi dado pelo químico Alfred Werner, foi ele que criou a teoria da coordenação em 1893, mesmo não existindo conhecimento de elétrons. Esse químico passou aproximadamente 20 anos estudando sobre compostos de coordenação. A partir daí este campo da química não mais de ser investigado e de crescer. Hoje os complexos estão presentes em diferentes materiais com propriedades interessantes (óticas, magnéticas, elétricas, etc.) para uma grande variedade de aplicações, como, catalisadores, compostos supermagnéticos, materiais termoelétricos, dentre outros que podemos encontrar.
2. OBJETIVOS
Constatar e comparar a força dos ligantes, através das cores dos complexos de coordenação.
3. METODOLOGIA
Materiais
Sulfato de cobre
Amônia
Cloreto de sódio
Ácido clorídrico concentrado
Tiocianato de sódio
Oxalato de sódio
Cloreto férrico
Fluoreto de sódio
Iodeto de potássio
Nitrato de prata
Pipetas volumétricas
Tubos de ensaio
Suporte para tubos de ensaio
Vidro de relógio
Béquer
Métodos:
Procedimento experimental 1: Foi usado complexos de Cobre II, porém se fez dois experimentos diferentes com o mesmo.
No procedimento A colocou-se em um tubo de ensaio aproximadamente 2,0 ml de solução de Sulfato de Cobre II 0,1 mol/L, logo após adicionar a solução de Sulfato de Cobre II foi adicionado ao tubo de ensaio uma solução concentrada de Amônia.
No procedimento B após adicionar a mesma quantidade de solução de Sulfato de Cobre II foi adicionado ao tubo de ensaio Cloreto de sódio, depois de sua observação foi adicionado água.
Procedimento experimental 2: Foi usado complexos de Ferro III, nesse se fez três experimentos.
No procedimento A foi adicionado no tubo de ensaio aproximadamente 1,0 mL de solução aquosa de Cloreto férrico 0,10 mol/L para três tubos de ensaio. No primeiro, foi adicionado aproximadamente 4,0 mL de solução aquosa de Oxalato de sódio 0,125 mol/L. Agora no segundo foi