carneiro hidraulico
Departamento de Engenharia Civil – IPUC
CARNEIRO HIDRÁULICO – PRÁTICA 06
Belo Horizonte 2014
INTRODUÇÃO
O carneiro é um aparelho empregado para elevar água a alturas limitadas, não utilizando nenhuma fonte de energia, a não ser a própria energia de posição da água disponível que se deseja elevar. Para tanto, o carneiro vale-se do fenômeno do golpe de aríete.
OBEJETIVO
Verificar a vazão recalcada, vazão perdida, rendimento volumétrico e rendimento total.
FUNCIONAMENTO
Para obter o funcionamento do carneiro, libera-se a válvula do corpo, colocando-a em sua posição inferior. Estabelece-se, então, um fluxo do reservatório superior, para o exterior, vertendo a água livremente pelo corpo , passando pelos orifícios da válvula. Sendo bastante a seção de escoamento formada pelos furos da válvula e pelo espaço que se segue entre a mesma e a sede cônica, o regime de escoamento ali, antes que a água verta livremente, é forçado, sob forte aceleração da água. Essa aceleração implica redução de pressão, que causa o desequilíbrio da válvula dentro do corpo. A subida da válvula cria um progressivo efeito de frenagem sobre a massa líquida em escoamento. Quanto ela atinge seu ponto superior, fica vedada a passagem da água e produz-se, pelo fechamento brusco, um golpe de aríete.
PRÁTICA
1. Estabelecer um curso para a válvula, o curso da válvula é determinado pelo posicionamento da porca na haste rosqueada. O passo da rosca é de 1,25mm, variamos o curso de voltas na haste de 6 vezes.
2. Colocou-se o carneiro em funcionamento por 2 minutos
3. Para cada 2 minutos de