carneiro hidraulico
O QUE É
E
COMO CONSTRUÍ-LO
Prof. Geraldo Lúcio Tiago Filho
Revisão: Prof. Augusto Nelson Carvalho Viana
CERPCH - 2002
O QUE É O CARNEIRO HIDRÁULICO
O carneiro hidráulico é um dos dispositivos mais práticos e baratos usados para bombear água.
É de simples manejo e de pouca manutenção. Para funcionar o carneiro hidráulico não necessita de energia elétrica ou de combustível fóssil. É uma máquina de funcionamento automático capaz de aproveitar o efeito do “golpe de aríete” para bombear água.
O “golpe de aríete” é um surto de pressão que ocorre em um tubo conduzindo água, cujo escoamento sofre uma interrupção abrupta.
O carneiro hidráulico é uma máquina muito simples que pode ser adquirido pronto no mercado ou ser construído a nível de propriedade rural. Conforme mostra o esquema da figura 1, ele é constituído basicamente das seguintes partes:
Um tubo de alimentação 1
Uma câmara de ar 4
Uma válvula de impulso 2,
Tubo de recalque 5
Uma válvula de recalque 3
COMO FUNCIONA O CARNEIRO HIDRÁULICO
Ao ser instalado o carneiro hidráulico tem a válvula de impulso (2) fechada pela ação da pressão da água do tubo de alimentação (1) para iniciar a operação do carneiro hidráulico basta abrir, com a mão a válvula de impulso. O funcionamento do carneiro hidráulico é automático.
Para paralisar o carneiro, basta manter a válvula de impulso fechada.
A escolha do tamanho do carneiro está relacionada com a queda (h) e quantidade de água (Q) disponíveis. A quantidade de água aproveitada, (q), será função do tamanho do carneiro e da relação entre a queda disponível e a altura de recalque. (h/H).
A tabela 1 fornece diâmetros de alimentação e de recalque necessários em função da quantidade de água (Q) disponível.
A tabela 2, fornece a porcentagem de água (R) a ser aproveitada em função da relação entre a queda disponível e a altura de recalque (h/H).
Tab.1 Diâmetros de entrada e de Tab.2 Porcentagem de água aproveitada saída
Q