Carneiro Hidráulico
Introdução
A relevância das questões ambientais hoje faz com que buscamos novas tecnologias para alcançar a sustentabilidade, esquecendo de soluções já existentes a muito tempo. O carneiro hidráulico, máquina desenvolvida no ano de 1796 pelo francês Jacques E. Montgolfier (CARVALHO, 1998) é um equipamento utilizado para elevação de água a partir do efeito conhecido como golpe de aríete, sem a utilização de bombas acionadas eletricamente. (NETO et.al 0000).
Segundo CARARO et al (0000), Carneiros Hidráulicos podem ser fabricados de maneiras artesanais, utilizando materiais alternativos, como garrafas PET. Com isso o custo de implantação pode ser ainda mais reduzido. Pode ser uma solução para pequenas vazões e perfeitamente aplicáveis a pequenos produtores rurais, com uso de materiais que estes dispõem em sua própria propriedade. Também apresenta-se como solução para regiões onde o acesso à rede convencional de energia é limitado.
Essa bomba pode substituir bombas que utilizam energia elétrica ou combustíveis derivados de petróleo, funcionando 24h por dia sem emissão de gases poluentes.
Este trabalho tem como objetivo a divulgação sobre esse sistema mostrando que pode ser facilmente implantado em pequenas propriedades, com baixo custo e dispensando o uso de energia elétrica.
Carneiro Hidráulico
Carneiros Hidráulicos são encontrados no mercado prontos a serem instalados. Fabricados de maneira industrial, geralmente em metal, os preços variam de acordo com sua capacidade de vazão.
Uma alternativa para reduzir custos é fabricar carneiros hidráulicos de maneira artesanal, utilizando materiais alternativos, como garrafas PET (CARARO,000) e acessórios de tubos, encontrados em lojas de materiais de construção. (CERPCH,000).
O carneiro hidráulico é composto basicamente de uma câmara de ar, válvulas e conexões. Como câmara de ar pode-se usar a garrafa PET. De acordo com o autor