quimica
REATIVIDADE DOS METAIS- PRÁTICA 02
BANCADA 02
CURITIBA
2014
DIEGO MARINO
EVERTON JOSE JARDWESKI
PEDRO HENRIQUE
JULIO SAURESSING
THALITA RODRIGUES
REATIVIDADES DOS METAIS
TRABALHO APRESENTADO COMO
REQUISITO PARCIAL À DISCIPLINA DE
QUÍMICA GERAL DO CENTRO UNIVERSITÁRIO
FRANCISCANA DO PARANÁ-FAE.
ORIENTADOR: ANA PAULA LANG MARTINS MADI.
CURITIBA
2014
RESUMO:
O relatório referente à prática experimental de reatividade em função das potências de oxirredução tem o intuito de comprovar a ocorrência de reações de deslocamento entre metais através da fila de reatividade química. Seguindo o procedimento, em cada tópico obtivemos resultados distintos, ocorrendo reações como borbulha, alteração de coloração, temperatura elevadas no vidro destinado aos experimentos, liberação de gás e em alguns casos específicos não foi notado alteração nenhuma na reação.
OBJETIVOS:
Comprovar experimentalmente a ocorrência de reações de deslocamento entre metais através da fila de reatividade química ou tabela de potenciais de oxirredução; identificar característica de alguns elementos metálicos por meio das cores.
INTRODUÇÃO:
O experimentos a serem descritos a seguir foram conduzidos de forma controlada para que aos alunos obtenham experiências praticas sobre os assuntos de sala de aula. A aula em questão buscou a introdução aos experimentos feitos com os metais e suas reações.
Os experimentos com metais são de grande importância para o dia-a-dia em diversos ramos de atuação, pois auxiliam na distinção dos elementos químicos e na definição de sua pureza.
MÁTERIAIS E MÉTODOS PRATICA
Reatividade em função dos potenciais de oxirredução.
MATERIAIS:
Tubos de ensaio, Espátula.
Suporte (estante) para tubos de ensaio.
Pipetas de 5 ou 10 ml.
Sódio metálico.
Aparas de magnésio, de alumínio e de zinco.
Fragmentos de ferro, e de cobre.
Sódio Metálico.
REAGENTES:
Ácido