QUimica
Reações Químicas
Nomes
Engenharia Química (M102)
Coronel Fabriciano – Minas Gerais
2011
Reações Químicas
Relatório da aula de Reações Químicas e estequiometria, do curso de Engenharia Química orientada pela Prof. Rosangela Paranhos.
Coronel Fabriciano – Minas Gerais
2011
Introdução A prática tem como objetivo identificar algumas reações, de acordo com o processo envolvido, como de síntese, análise e dupla troca e o aspecto quatitativo das reações.
Reações Químicas O fenômeno pelo qual uma (ou mais) substancia é transformada em outra(s) é chamado de reação química. Cada reação tem suas condições próprias que dever ser satisfeitas para que sua realização seja possível. A única condição comum a todas as reações é que, sendo responsáveis pela transformação da matéria, todas elas obedecem ao principio de conservação das massas.
Principais classificações das reações
1 – Quanto à variação do número de elétrons: a- Reações químicas em que há transferência de elétrons b- Reações químicas em que não há transferência de elétrons
2- Quanto à complexidade: a- Reações de síntese ¹ b- Reações de análise ¹ c- Reações de simples troca ² d- Reações de dupla-troca ³
¹ Podem ou não ser de oxi-redução
² Todas são oxi-redução
³ Nenhuma é de oxi-redução
Estequiometria Estequiometria é o cálculo das quantidades que participam de uma reação química, feito com base nas leis das reações. É importante por determinar as quantidades de reagentes necessários à reação e a quantidade de produto que se formará, evitando o uso de excessos, que torna oneroso um processo químico. Em um mol de qualquer molécula, existem 6,02 x 10²³ moléculas (número de Avogrado) e sua massa é calculada através da soma das massas atômicas dos átomos que constituem a molécula (massa molar).
Material