Quimica
Alunos: Breno Oliveira, Lucas Caldas, patrick Senna.
Faculdade: Ftc
Professor: Alan
Turma: Eng.Civil 1AN
O laboratório de química é um dos locais mais fascinantes e surpreendentes para alguns alunos, principalmente para aqueles que o visitam pela primeira vez. Por meio dele, o aprendizado se dá de forma prática e é mais fácil observar como a Química é útil para o bem-estar da sociedade.
Nele, os profissionais dessa área – professores de química ou de ciências, pesquisadores, químicos industriais, técnicos de nível médio e engenheiros químicos – realizam diversas análises, reações químicas e outros processos que são facilitados por meio do uso de alguns equipamentos, aparelhos e dispositivos criados especialmente para essas atividades.
Existem vários tipos de equipamentos presentes em laboratórios de química. É verdade que a qualidade e a quantidade desses aparelhos dependem da instituição e do investimento feito em cada laboratório. No entanto, a seguir apresentaremos alguns equipamentos encontrados em qualquer laboratório de química, apontando a função e o nome de cada um:
Equipamentos de vidro (vidrarias):
Balão de fundo chato: dissolve substâncias por meio de agitação, preparando, dessa forma, soluções; aquece líquidos e realiza reações com desprendimento de gases;
Balão de fundo redondo: semelhante ao anterior, mas é usado principalmente em processos de destilação;
Balão volumétrico: por possuir uma medida exata de volume ele é usado para diluir e preparar soluções que exigem um volume com maior precisão. Existem vários tamanhos de balões volumétricos, sendo que cada um possui uma única graduação que é mostrada por um traço de aferição no gargalo;
Proveta ou cilindro graduado: usado para medir e transferir líquidos e soluções, sem muita precisão;
Bureta: escoa líquidos e mede volumes com precisão. É usada principalmente em titulações;
Pipeta graduada: mede e