Sociedade e Cultura
Proveniente de “culto”, que significa atitude de veneração e respeito a alguma coisa ou alguém, a cultura é o conjunto de atitudes e modos de agir característicos o homem, que exerce no meio e/ou os mesmos visando uma transformação de forma melhorar sua condição de vida.
A cultura é empregada em dois sentidos principais:
Sentido absoluto, filosófico e pedagógico – Designa a vida intelectual do pensamento crítico e reflexivo de um indivíduo, de uma época ou de um país.
Sentido relativo, antropológico, sociológico e etnográfico – Designa aquele conjunto de estilos, de métodos, de valores materiais que caracterizam um povo ou sociedade.
Toda cultura compreende, além dos meios de satisfação de necessidades, ideias a respeito do modo convencionalmente correto de satisfazê-las, isto é: normas.
Além de possibilitar a satisfação das necessidades humanas e de limitar normativamente essa satisfaça, a cultura também cria necessidades para o homem.
Tipos de cultura
Cultura objetiva – exterioriza as ideias ex: objetos de arte;
Cultura subjetiva – conjunto de valores dos indivíduos;
Cultura material – são as invenções de toda espécies;
Cultura não material – ações, hábitos,aptidões,crenças,conhecimentos etc.
Além dos tipos, a cultura também tem suas características, são elas:
Simbólica – fenômeno físico de compreensão;
Social – a cultura não pode existir sem pessoas;
Dinâmica ou estável – conforme lhe destacamos a tradição de padrões de comportamento;
Seletiva – implica sempre em reformulações e se acentua na sucessão de gerações;
Universal ou regional – de acordo com as manifestações culturais apresentadas.
O comportamento dos indivíduos depende de um aprendizado,de um processo chamado endoculturação ou socialização.Pessoas de raças ou sexo diferentes tem comportamentos diferentes não em função de transmissão genética ou de ambiente em que vivem, mas por terem recebido um educação diferenciada. Assim, podemos concluir que é a cultura que