quimica
No filtrado fico retido areia lavada, limalha de ferro, um pouco do K2Cr2O7 (dicromato de potássio) e NaCl (cloreto de sódio).
2. Qual o resíduo que sobrou no papel de filtro após a segunda filtração?
No filtro ficou retido NaCl (cloreto de sódio) e um pouco de K2Cr2O7 (dicromato de potássio).
3. Quais os componentes obtidos em cada etapa?
Primeira etapa misturar de todos os componentes, segunda etapa no filtro ficou retido areia lavada, limalha de ferro e um pouco de K2Cr2O7 (dicromato de potássio) e NaCl (cloreto de sódio), e no béquer ficou K2Cr2O7 (dicromato de potássio), NaCl (cloreto de sódio) e H2O (água). Terceira etapa ficou retido no filtrado NaCl (cloreto de sódio) e um pouco de K2Cr2O7 (dicromato de potássio), e no béquer H2O (água) e K2Cr2O7 (dicromato de potássio) e na quarta etapa fervemos o que sobrou no bequer que foi o K2Cr2O7 (dicromato de potássio) e H2O (água), depois de fervido sobrou o K2Cr2O7 (dicromato de potássio).
4. Houve perda de massa dos componentes? Discuta.
Sim, pois o método de separação por filtragem não é segura.
5. Qual a massa de K2Cr207 que ficará dissolvida nos 30 mL de solução (a 0°C), juntamente com o NaCl?
A massa foi de 7,475g.
6. As frações obtidas são de substâncias completamente puras? Discuta.
Não, pois cada fez que filtra acaba passado um pouco de outras substancias.
7. Discuta as vantagens e limitações de cada um dos métodos de separação utilizados.
Filtração: vantagem: é barato e fácil de se utilizar. Mas tem suas limitações que no caso só separa solido de liquido e/ou gás, se tiver mais de um solido não fica separado.
Separação magnética: fácil de se utilizar necessita de um imã, a mistura deve ter somente um componente que seja atraído por imã, por ex: limalha de ferro, mas essa mistura não separa totalmente os dois componentes assim como no imã ficará um pouco do outro componente que