quimica
3 de setembro
Introdução.
Nessse experimento testamos o método de separação magnética, filtração, salibilização, em uma mistura contendo "NaCl"(Limalha de ferro)2g ,K2Cr207(Dicromato de potássio)7,5g e areia 7,5g.
Objetivo.
Separar as substancias de modo que no final da experiência se obtenha o peso exato das substancia mesmo após a separação.
Materiais.
Funil filtro de papel papel toalha balança de precisão imã gelo
Bico que sai fogo?
Métodos.
Enrolamos o imã no papel toalha e separamos da areia(separação magnética),pesamos e obtivemos 1,407g de Limalha de ferro, pois não conseguimos magnetizar as 2g de Limalha no imã não obtendo 100% da separação.Umedecemos o filtro e filtramos a areia e obtivemos o peso de 12,8 g subtraímos 2,2g pois a areia molhada absorve agua aumentando o seu peso, sendo assim um peso de 10,6 g .Misturamos o Dicromato de potassio em 20 ml de agua ligamos o ar da chama aquecemos até ferver, depois de ferver pegamos o recipiente com um prendedor e colocamos no gelo até solidificar e pesamos obtendo o resultado 7,4g.
Resultados
1,4g de Limalha de ferro
10,6g de areia
7,4g de Dicromato de potássio
Discussão
As misturas podem ser separadas por diferentes métodos de separação de misturas. Ao se escolher o método de separação, deve-se considerar o estado físico dos constituintes da mistura o numero de fase da mistura e as propriedades das substancias que compõem a mistura. O ser humano separa em seus constituintes as misturas existentes na natureza e prepara outras com as características necessárias para seus produtos, por meio de transformações. Para separar misturas homogêneas podemos usar os métodos da Destilação simples (sólido-líquido), Destilação fracionada (líquido-líquido), Liquefação fracionada (gás-gás), Aquecimento simples (gás-líquido) e Evaporação (sólido-líquido). Para separação de misturas heterogêneas quando todas as fases são sólidas podemos usar catação,