Quimica
Especificar a Área do trabalho
EAP
As Dificuldades Encontradas no Aprendizado de Química Apontadas por Alunos da Primeira Série do Ensino Médio de Itajubá (Sul de MG).
Milady R. A. da Silva (PQ) , Romeu Ribeiro (IC) , Tháila M. da Cruz (IC) , Samira Gameiro (IC) , 2,3 2 Camila S. da Silva (PG) , Olga Maria M. F. Oliveira (PQ) ,. milady@unifei.edu.br
1-UNIFEI - Instituto de Ciências Exatas – CP 50, 37500-903-Itajubá-MG. 2-UNESP - Campus de Araraquara – Instituto de Química - Centro de Ciências de Araraquara 3-UNESP- Campus de Bauru- Programa de Pós-graduação em Educação para Ciência 4-UNESP- Campus de Araraquara- Faculdade de Ciências e Letras Palavras-Chave: Aprendizagem, Itajubá, Ensino médio.
1* 1 2 2,4
Introdução e Metodologia
O professor de química enfrenta muitos desafios para superar limitações metodológicas e assim facilitar a aprendizagem dos alunos. Já existem muitas práticas diferenciadas para a inclusão de diversos conceitos nas aulas de química. No entanto, antes da inserção dessas novas práticas, faz-se necessário conhecer qual é a principal dificuldade encontrada pelos alunos durante o ano letivo. Assim, o presente trabalho visa identificar qual o conceito que os alunos apontam como o de maior dificuldade na aprendizagem. Esse trabalho trata-se do recorte de um questionário composto por diversas questões sobre percepções dos estudantes sobre a disciplina escolar Química e questões específicas sobre alguns dos conceitos que fazem parte do conteúdo programático para o primeiro ano do Ensino Médio. O questionário foi aplicado em 4 escolas públicas da cidade de Itajubá (Sul de Minas) e foi respondido por 115 estudantes do Ensino Médio (EM). A discussão foi focada para os dados obtidos na questão “Qual parte da matéria de Química você achou mais difícil de aprender até agora? Por quê?”
Resultados e Discussão