quimica
São Jose do Rio Preto- SP
1º semestre de 2014
EQUILÍBRIO IÔNICO
Equilíbrio iônico é o estudo dos equilíbrios químicos envolvendo soluções aquosas de ácidos fracos e bases, que apresentam partículas iônicas e moléculas não ionizadas.
Considere o eletrólito AB em solução aquosa:
AB A+ + B–
Sua ionização (se AB for molecular) ou sua dissociação (se AB for iônico) também é um fenômeno reversível e, assim sendo, atingirá, após determinado tempo, o equilíbrio químico. Este equilíbrio será agora chamado de equilíbrio iônico porque aparecem íons. Importante ressaltar que, no caso de bases fortes e sais solúveis, não podemos falar em equilíbrio iônico, já que a reação inversa não se processa (a dissociação não é reversível).
Exemplos:
(não reversível) (não reversível)
Se considerarmos a ionização do HNO2:
A exemplo de equilíbrios anteriores, podemos escrever que sua constante de equilíbrio é: Esta constante de equilíbrio, Kc, recebe agora o nome particular de constante de ionização ou constante de dissociação iônica e é representada por Ki, Ka (no caso de ácidos) ou Kb (no caso de bases).
Observações
- Ki varia com a temperatura.
- Quando a ionização de um eletrólito apresentar várias etapas, temos para cada etapa uma constante de ionização:
Observe que a primeira constante de ionização de ácido fosfórico é maior que a segunda, que, por sua vez, é maior que a terceira, indicando que a primeira ionização de um eletrólito ocorre mais intensamente que as outras subseqüentes.
- Valores altos de Ki indicam eletrólitos fortes que são, portanto, muito dissociados ou ionizados; enquanto valores baixos indicam que o eletrólito é fraco.
Na tabela seguinte, temos valores de Ka de alguns ácidos:
BIBLIOGRAFIA
• http://www.infoescola.com/quimica/equilibrio-ionico/
•