Quimica
Vidrarias
1. Introdução
O mundo dos laboratórios não é tão simples quanto se imagina. A segurança é um assunto primordial dentro desses espaços. Todas as pessoas que estão usando esse local precisam tomar certos cuidados para que não aconteçam acidentes.
Alguns equipamentos são fundamentais para se manter a segurança nos laboratórios, e devem estar sempre ao alcance das pessoas caso aconteça algum percalço. São os equipamentos de proteção coletiva. Entre eles estão os protetores faciais, como máscara contra gases e óculos; lavador de olhos; placas e avisos; ventiladores e exaustores; capelas; caixa de primeiros socorros; extintores de incêndio e etc.
Existem três classes de fogo, e para cada classe, existe um extintor específico a ser usado:
- Classe A: ocorrem em materiais de fácil combustão, como madeira, tecidos e papéis, e que deixam como resto as cinzas. Os extintores indicadps para essa classe é o de água pressurizada e o de espuma, e não devem ser usado sem equipamentos elétricos. Têm como principal função o resfriamento.
- Classe B: Ocorrem quando o fogo é gerado por líquidos inflamáveis, entre eles óleos, álcool, querosene e etc., e que não deixam cinzas. O extintor mais indicado é o de pó químico seco ou gás carbônico. Tem como função cessar o fogo por abafamento.
- Classe C: Ocorrem em equipamentos elétricos, entre eles fios, cabos, painéis elétricos e etc. O Extintor mais indicado é o de Gás Carbônico (CO2), que não é condutor de eletricidade e de temperatura baixa. Tem como função o abafamento também. O extintor de pó químico também pode ser usado.
Há também os equipamentos de proteção individual, que têm como finalidade proteger a pessoa de agentes agressivos dentro dos laboratórios. Entre esses equipamentos, estão os jalecos, luvas, calças, sapatos fechados (especialmente de couro), óculos de proteção, máscaras e etc. Também é necessário prender os cabelos longos.
Algumas medidas devem ser adotadas dentro dos