quimica
FACULDADE DE ENGENHARIA DE RESENDE
CURSO DE ENGENHARIA
Ensaio de coloração da chama
Resende RJ
2014
Sumário
1- Introdução ..........................................................................3
2- Objetivos ............................................................................4
3- Material Necessário ...........................................................5
4- Método usado ....................................................................5
5- Resultados..........................................................................6 e 7
6- Conclusão ..........................................................................8
7-Bibliografia ...........................................................................9
1-Introdução
Bohr introduziu a condição de que em um elétron orbitando o núcleo, poderia ocupar somente determinadas órbitas ou níveis de energia, nos quais ele é estável. Isto é, a energia do elétron no átomo é quantizada. Uma suposição principal da teoria de Bohr era de que um elétron em um átomo permaneceria em seu nível de energia mais baixo a menos que fosse perturbado. A energia é absorvida ou liberada se o elétron mudar de um nível mais energético para outro, e é essa ideia que permitiu Bohr explicar os espectros de gases excitados.
Um átomo só pode perder energia em certas quantidades descritas, por sua vez, sugere que um elétron somente existirá em uma série de níveis descritos, exatamente como uma partícula em uma caixa. Quando um elétron sofre uma transição, isto é, uma mudança de estado, ele muda de um nível energético mais alto para outro mais baixo, e a diferença de energia é emitido como um fóton.
No experimento, o principal equipamento utilizado foi o bico de Bunsen, que é uma fonte de calor utilizada para o aquecimento de substâncias no laboratório. As diferentes chamas obtidas com ele têm explicação na quantidade de calor: Quanto mais