quimica
Reações endotérmicas são aquelas em que a variação de entalpia entre o estado final e inicial é maior do que zero. Isso significa que para a reação ocorrer é preciso fornecer energia para a reação. Talvez a reação mais importante do mundo moderno é a reação de síntese de amônia. Essa reação ocorre pela reação entre o nitrogênio e hidrogênio segundo a seguinte equação
N2 + 3H2 --> 2NH3
Para a obtenção de hidrogênio pode-se usar vários processos mas atualmente o processo mais utilizado é a chamada reação de reforma a vapor do gás natural. Essa reação é bastante endotérmica e precisa de muita energia para ocorrer. Partindo do princípio que gás natural é principalmente metano a reação de reforma a vapor é dada pela seguinte equação
CH4 + H2O --> CO + 3H2
No mesmo reator ocorre uma segunda reação entre o CO (monóxido de carbono) e o vapor d'água segundo
CO + H2O --> CO2 + H2
Dessa forma obtém-se hidrogênio e CO2. Existe mais de um processo industrial para a obtenção de H2 a partir da reforma do CH4 mas no fim v. fica com H2, CO2 e no caso do processo de produção de amônia v. usa ar em uma das etapas do processo de tal forma que o O2 é usado na produção do CO2 a partir do CO e o N2 fica isento de O2.
A reação de síntese de amônia foi considerada a mais importante reação do século XX uma vez que amônia é o ponto de partida para obtenção de fertilizantes (o N do NPK). Sem o desenvolvimento dessa reação não seria possível obter alimentos para os 6 bilhões de pessoas no mundo.
Outras reações endotérmicas são usadas na indústria mas pela sua importância e volume a reação de reforma a vapor de gás natural é de longe a mais importante.
Os fabricantes dos catalisadores para as reações de síntese de amônia e reforma a vapor são da Dinamarca e eles desenvolveram processos econômico que são um padrão mundial e praticamente imbatíveis.
Exotérmicas