Psicologia Social
CONCEITOS:
“É o estudo sistemático da natureza e das causas do comportamento social humano.” (Michener, H. A., 2005)
“É o estudo científico do relacionamento interpessoal, da forma pela qual as pessoas pensam sobre outras e como se influenciam mutuamente.” (Savoia, M.G., 1989)
“É um setor da Psicologia que estuda o indivíduo em interação com outros indivíduos procurando, por meio do método científico (o experimental, por excelência), compreender os comportamentos suscitados pela situação de interação social.” (Robert H. Zajonc )
“Estuda nossas percepções dos outros, nossas motivações resultantes da interação com os outros, e ainda nossas atitudes , comportamentos pró-sociais (altruísmo, amor) e anti-sociais ( violência, agressão) , esteriótipos e preconceitos, o comportamento grupal, a formação de amizade, as formas de influenciar as pessoas etc., e, uma vez adquirido o conhecimento decorrente desse estudo, aplica tal conhecimento ao entendimento de situações sociais e ao fornecimento de subsídios para a solução de problemas sociais”. (Rodrigues, A., 1933)
SOCIOLOGIA: estrutura e o funcionamento de grupos como um todo ( como as atitudes raciais da classe média diferem de outras classes sócio - econômicas ).
PSICOLOGIA SOCIAL: o indivíduo no grupo (como as atitudes raciais desenvolvem-se nas pessoas).
O principal objetivo da Psicologia Social:
-o poder da situação social.
- como influencia o comportamento individual ou grupal.
CONTEXTO(S) HISTÓRICO(S):
É difícil situar o nascimento da psicologia social.
Século XX.
Podemos considerar como a confluência de duas correntes:
- corrente europeia
- corrente americana Floyd Allport ( 1924): publica livro didático de Psicologia Social. Defende o uso do método experimental. Perspectiva behaviorista.
Os países latino-americanos= importam o modelo de psicologia social predominante nos Estados Unidos. (formação).
1960= surge a Associação