QUIMICA
Diogo Pereira
Nº38
2ºAV
Índice :
Um circuito elétrico é nada mais que um conjuntos de vários elementos que possuem funções a fim de se obter a finalidade desejada.
Os circuitos elétrico são classificados de duas maneiras :
Circuitos de corrente contínua: possuem fontes de tensão e correntes contínuas (que não variam no decorrer do tempo).
Circuitos de corrente alternada: possuem fontes de tensão e correntes alternadas ( que variam no decorrer do tempo).
Para fazer a análise matemática de circuitos elétricos, é preciso conhecer no mínino dois conceitos básicos. A lei das malhas ( também chamada lei de Kirchhoff) e a lei de Ohm.
Corrente contínua Corrente alternada
A corrente sempre existe enquanto há diferença de potencial entre dois corpos ligados, por um condutor, por exemplo, mas esta tem pequena duração quando estes corpos são eletrizados pelos métodos vistos em eletrostática, pois entram rapidamente em equilíbrio. A forma encontrada para que haja uma diferença de potencial mais duradoura é a criação de geradores elétricos, que são construídos de modo que haja tensão por um intervalo maior de tempo. O gerador eléctrico foi inventado em 1879 por Werner von Siemens, co-fundador da Siemens AG.
Existem diversos tipos de geradores elétricos, que são caracterizados por seu princípio de funcionamento, alguns deles são:
Geradores de corrente elétrica
A corrente sempre existe enquanto há diferença de potencial entre dois corpos ligados, por um condutor, por exemplo, mas esta tem pequena duração quando estes corpos são eletrizados pelos métodos vistos em eletrostática, pois entram rapidamente em equilíbrio.
A forma encontrada para que haja uma diferença de potencial mais duradoura é a criação de geradores elétricos, que são construídos de modo que haja tensão por um intervalo maior de tempo.
Existem diversos tipos