Quimica
O desequilíbrio ecológico é um tema que faz parte do cotidiano de todo cidadão. A escassez de matérias-primas, a extinção de espécies da fauna e da flora são também motivos de preocupação para a sobrevivência do planeta. A poluição produzida pelo homem e a ganância dele por poder e exploração dos recursos da Terra estão esgotando o planeta. Ao longo dos anos, o crescimento do progresso humano está diretamente relacionado à exploração e devastação do planeta.
O homem está transformando e danificando as paisagens naturais, desmatando as florestas e, com isso, destruindo o habitat de muitos animais, modificando e influenciando no clima e nas estações, além de comprometer a sua própria sobrevivência na Terra. Um exemplo disto é a destilação do petróleo, responsável pela riqueza e prosperidade de alguns exploradores. Ela multiplica a emissão de gás carbônico e outros gases na atmosfera terrestre comprometendo a qualidade do ar e provocando uma série de outros problemas e danos ao planeta. O crescimento populacional é outro problema que precisa ser controlado.
A China, por exemplo, foi obrigada a controlar a taxa de natalidade para não colocar a sobrevivência do país em risco. Quanto mais pessoas nascem, maiores são as áreas para cultivo de alimentos, maior a quantidade de fertilizantes e inseticidas para acelerar a produção e a “qualidade” de frutas e verduras para abastecer a população, maior quantidade de água para matar a sede das pessoa. Os rios e lagos são contaminados pelos resíduos e lixo produzidos pelos homens, um maior número de bichos são domesticados e consumidos, favorecendo a extinção de algumas espécies e modificando todo o ecossistema natural. A quebra na cadeia natural de reprodução modifica completamente o equilíbrio ecológico.
O desperdício é outro fator de grande contribuição para o desequilíbrio natural. Os produtos produzidos atualmente são geralmente descartáveis ou feitos para durarem pouco, para estimular o