Quimica
Trabalho de Quimica
Ponta Grossa, 2012
Introdução
Moléculas orgânicas Moléculas orgânicas são ricas em carbono e hidrogênio. Possuem, em geral, grande massa molecular devido às suas grandes quantidades de átomos. Todas as moléculas orgânicas são sintetizadas por seres vivos, ou seja, produzidas dentro das células com ajuda de enzimas.
São substâncias orgânicas os hidratos de carbono, lipídios, proteínas e ácidos nucléicos. As substâncias orgânicas são formadas por cadeias carbônicas com diferentes funções orgânicas.
Glicerois
O glicerol (propano-1,2,3-triol) é uma pequena molécula orgânica que tem um papel bastante importante nas células. À temperatura ambiente (25° C) apresenta-se como um líquido viscoso incolor e inodoro. O nome deriva da palavra grega glykos ,que significa doce, uma vez que o glicerol tem um sabor adoçado. Quimicamente, o glicerol apresenta três grupos hidroxilo, o que lhe confere uma grande solubilidade em água.
A importância biológica do glicerol advém do facto deste ser um dos precursores dos triglicerídeos, uma forma de lípidos especializada no armazenamento de energia. Tal como o nome indica, os triglicerídeos são ésteres derivados de uma molécula de glicerol e três moléculas de ácidos gordos livres. O glicerol é também um dos precursores dos fosfolípidos, que são os principais constituintes das membranas biológicas das células e organelos. O glicerol pode ainda ser usado para formar glucose e fornecer energia para o metabolismo celular. molecula de glicerol
Representação dos componentes de um triglicerídeo misto.
O glicerol tem ainda várias aplicações na indústria, como por exemplo: * Pode ser usado na indústria alimentar de forma a ajudar a preservar os alimentos, como agente espessante, adoçante entre várias outras