Quimica
Trabalho realizado no âmbito da disciplina de Ciências Físico-
Distância reacção
A distância de reacção é a distância percorrida pelo veículo desde que o condutor avista o obstáculo até reagir (a distancia percorrida durante o tempo reacção).
Perante um obstáculo que surja inesperadamente na frente do veículo, nenhum condutor, por mais rápidos que sejam os seus reflexos, consegue reagir instantaneamente para evitar o acidente.
Ver, compreender e actuar, embora sejam operações muito rápidas, demoram aproximadamente entre ¼ e 1 segundo a realizar-se (TEMPO DE REACÇÃO) e durante esse tempo o veículo continua a avançar.
O tempo de reacção é portanto a quantidade de tempo que decorre entre a percepção de uma nova acção e o exacto momento e que se actua.
Existem alguns factores que podem aumentar bastante esse tempo de reacção como, por exemplo: * Ter pouca experiência de condução. * Ter idade mais avançada. * Estar sonolento ou fatigado. * Encontrar-se doente física ou mentalmente. * Estar sob o efeito de determinados medicamentos. * Estar sob a influência de álcool ou de estupefacientes.
=A
Distância de travagem
Distância de travagem é a distância percorrida entre o momento em que o condutor começa a travar e aquele em que o veículo pára.
Esta distância varia não só com a velocidade do veículo como também com o estado dos pneus, a eficácia dos travões e o estado do pavimento (piso molhado, escorregadio ou arenoso).
=A
Distância de segurança
A distância de segurança é representada por (sS) e consiste na distância mínima que dois veículos devem manter entre si, de forma a permitir travar sem que os veículos colidam. A distância de segurança corresponde á soma da distância de reacção com a distância de travagem.
E calcula-se com a seguinte fórmula: sS= s r + st
Ou seja, distância de segurança = distância de reacção + distância de travagem.
Também se pode