Quimica
INTRODUÇÃO
O nosso trabalho foi realizado no âmbito da disciplina de química com o tema «Reacção de precipitação» entre o Cromato de potássio (K2CrO4 (aq)) e o cloreto de bário (BaCl2 (aq)) e reacção ente Nitrato de Chumbo (Pb (NO3) 2 (aq)) e o Iodeto de Sódio (NaI (aq) ,pelo qual tivemos a oportunidade de pôr em prática a experiência realizada no laboratório da nossa escola(ESCS).Na reacção de precipitação, há formação de precipitado e isso às vezes acontece quando a solução for supersaturada.Com a realização desse trabalho será importante entender alguns procedimentos que ocorrem no nosso quotidiano.
OBJECTIVOS:
Conhecer na prática como é que ocorre a reacção entre dois compostos;
Observar a formação de precipitado;
O que acontece antes, durante e depois da reacção.
Reacção entre o Cromato de Potássio (K2CrO4 (aq)) e o Cloreto de Bário (BaCl2 (aq))
Parte experimental
Primeiramente foram seleccionados todos os materiais necessários:
1 Comboplate
1 Microespátula
2 Propettes de colo fino
1 Régua graduada
1 Recipiente de plástico
Reagentes: Solução de Cromato de Potássio (K2CrO4 (aq)) (0,50M); Solução de Cloreto de Bário (BaCl2 (aq) ) (0,50M)
Depois foram lavados (excepto a régua graduada) com a água de torneira e em seguida enxaguadas com a água destilada.
Iniciada a experiência começou-se por colocar gotas de solução de cloreto de bário com uma propette de colo fino em cada uma das cavidades (5 cavidades). Na cavidade A1 foi colocado 9 gotas, na cavidade A2 7 gotas, na cavidade A3 5 gotas, na cavidade A4 3 gotas e na cavidade A5 1 gota.
Em seguida com uma outra propette de colo fino foram adicionados gotas de solução de Cromato de potássio em cada uma das cavidades para perfazer um total de 10 gotas. Na cavidade A1 foi colocado 1 gota de solução do Cromato de Potássio, na cavidade A2 3 gotas, na cavidade A3 5 gotas, na cavidade A4 7 gotas e na cavidade A5 9 gotas.
Após a colocação das soluções Cromato