quimica
Arte e Tecnologia. Para pensar historicamente.
Cultura, arte e tecnologia.
Você já parou para pensar no que é arte? E tecnologia?
Se usarmos um conceito amplo de cultura, tanto a arte quanto a tecnologia expressão a cultura de um povo ou de um conjunto de povos. De maneira simplificada, tecnologia é o conjunto de conhecimento prático sobre como utilizar os ambientes físicos e seus recursos materiais (plantar, colher, fabricar ferramentas, da pedra lascada ao aço, da canoa à estação orbital). Todas as culturas possuem tecnologia e arte e expressam características próprias de sua época e sociedade.
A efervescência cultural européia: O Renascimento.
Na Europa, a dinamização comercial sustentou-se no fortalecimento da burguesia, que passou ter papel cada vez maior na definição dos recursos políticos, religiosos e culturais da Europa.
O movimento artístico e cultural que fortaleceu na Itália a partir do século XIV é conhecido como Renascimento ou Renascença. Pode ser caracterizado como uma tendência cultural laica (isto é, não eclesiástica) que se estendeu até o século XVI. Inspirado na cultura greco-romana, rejeitava os valores feudais a ponto de considerar o período medieval a “Idade das Trevas”. Para os renascentistas a época obscura seria abolida por um “Renascimento” cultural posterior, justamente o momento em que estavam vivendo. O próprio termo Renascimento, com sentido de fazer “renascer” o mundo antigo, “trazendo de volta” o pensamento e as criações dos antigos gregos e romanos, não foi criado por historiadores posteriores, mas durante esse movimento artístico cultural.
A característica central do Renascimento foi o humanismo, no sentido da valorização no ser humano, criação privilegiada de Deus. Daí surgiu o antropocentrismo renascentista, a ideai de que a humanidade é o centro do universo. Opôs-se ao teocentrismo medieval, que tinha Deus como centro de todas as coisas e enxergava o ser humano como ser inferior, corrompido pelo