Movimento de Terra II
FACULDADE DE TECNOLOGIA – FT
Movimento de Terra II
LIMEIRA
MARÇO 2014
Movimento de Terra II
Texto técnico apresentado como requisito parcial para obtenção de aprovação na disciplina ST 732 A –
Movimento de Terra II, no Curso Superior Tecnologia em Estradas, na Faculdade de Tecnologia – FT
RESUMO
Movimento de terra pode ser definido como o conjunto de operações de escavações, carga, transporte, descarga, compactação e acabamento executados a fim de passar-se de um terreno em seu estado natural para uma nova configuração desejada.
Assim, a construção de uma estrada de rodagem, de uma ferrovia ou de um aeroporto, a edificação de uma fábrica ou de uma usina hidrelétrica, ou mesmo de um conjunto residencial, exigem a execução de serviços de terraplenagem prévios, regularizando o terreno natural, em obediência ao projeto que se deseja implantar.
Pode-se afirmar, portanto, que todas as obras de Engenharia Civil de grande ou pequeno porte, exigem a realização de trabalhos prévios de movimentação de terras. Por esta razão a terraplenagem teve o enorme desenvolvimento verificado no último século.
O objetivo da movimentação de terra é o de se obter uma infraestrutura firme e resistente sobre a qual se assentará a edificação ou pavimento que será construído.
Palavras chaves: Movimento de terra, Tipos de solo.
SUMÁRIO
1. Tipos de Movimento de Terra ........................................................................................1
2. Classificação Segundo o tipo de Solo a Ser Movimentado ...........................................2
3. Formas de contratação, Medição e Controle dos Serviços ............................................3
3.1 Controle dos Serviços ..................................................................................................4
3.2 Medição dos serviços