shampoo
Aulas Praticas 01, 02 e 03.
AULA 01:
Preparo de Xampu
O objetivo da aula pratica foi preparar xampus para utilização no tratamento de queda capilar e xampus perolados para cabelos ressecados.
No preparo do xampu para tratamento de queda capilar utilizou-se os seguintes componentes:
Lauril éter sulfato de sódio (20%): É um tensoativo aniônico com alto poder espumógeno e de remoção de oleosidade.
Lauril sulfato de tritanolamina (10%): Também é um tensoativo aniônico com poder espumógeno, é mais suave que o laurel éter sulfato de sódio e é usado em conjunto com o mesmo para obter uma viscosidade adequada.
Dietanolamida de ácidos graxos de coco (3%): É amplamente utilizada em formulações cosméticas e de higiene pessoal, principalmente em shampoos e sabonetes líquidos. Suas propriedades mais conhecidas e procuradas são a capacidade sobreengordurante e a melhora da viscosidade, porém ela também proporciona outros benefícios: aumenta o poder espumante, estabiliza a espuma, promove certo condicionamento aos cabelos e também auxiliam a solubilizar fragrâncias, óleos essenciais e outros componentes oleosos que possam ser adicionados nessas formulações.
Imidazolidiml uréia (3%): Efetivo preservativo antibactericida para uso em líquido e pó de vários tipos de produtos cosméticos. Muito solúvel em água, pode ser incorporada sucessivamente em formulações de misturas frias. Pode ser utilizado em uma faixa de pH 3,0 – 9,0. Compatível com a maioria dos ingredientes cosméticos, incluindo surfactantes, proteínas, e outros ingredientes especiais.
EDTA Na² (0,1%): O EDTA (ácido etilenodiamino tetracético) é um quelante ou seqüestrante de metais. É muito importante a presença de EDTA no shampoo e condicionador, pois ele impede que os metais contidos na água se depositem sobre os fios. Os metais se ligam ao EDTA e são totalmente removidos do cabelo durante o enxágue.
Essencia (qsp): é utilizada para encobrir algum odor indesejável