Quimica
CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLÓGICAS
BACHARELADO EM CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLÓGICAS
IRLA PEREIRA DE SOUZA
IZABELLA S. MONTEIRO RIBEIRO
JULIANE ADRIANO RIOS
RELATÓRIO III
VERIFICAÇÃO DA REATIVIDADE DOS METAIS ALCALINOS E ALCALINO-TERROSOS
CRUZ DAS ALMAS
2014
IRLA PEREIRA DE SOUZA
IZABELLA S. MONTEIRO RIBEIRO
JULIANE ADRIANO RIOS
RELATÓRIO III
VERIFICAÇÃO DA REATIVIDADE DOS METAIS ALCALINOS E ALCALINO-TERROSOS
Trabalho apresentado à Universidade Federal do Recôncavo da Bahia como requisito parcial para a avaliação da Disciplina Química Geral, sob a orientação da Profª. Jacira.
CRUZ DAS ALMAS
2014
1 INTRODUÇÃO
Os metais apresentam propriedades físicas características, tais como: excelente condução de eletricidade e calor; brilho metálico característico; são maleáveis e dúcteis; formam ligas com facilidade, dentre outras.
Os metais alcalinos (família IA), por pertencer ao grupo dos metais, tem as mesmas características dos mesmos, por serem altamente reativos raramente são encontrados livres na natureza. Possuem na camada eletrônica mais externa um elétron fracamente ligado ao núcleo e geralmente formam compostos univalentes, iônicos e incolores.
Os metais alcalinos terrosos (família IIA), também tem as mesmas características dos metais, esses elementos formam uma série bem comportada de metais altamente reativos, mas menos reativos que os metais do família IA, além dessa diferença temos que os óxidos e hidróxidos são menos básicos. Geralmente esses metais são bivalentes e formam compostos iônicos incolores.
Sardela (2003) define reatividade química de um elemento como a propriedade que o mesmo tem de reagir quimicamente, estando relacionado ao caráter metálico ou não metálico, além de ser a consequência da ação conjunta de uma serie de outras propriedades.