quimica
IV.1 –Definição
EQUILÍBRIO QUÍMICO: é o estado de um sistema reacional no qual não ocorrem variações na composição do mesmo ao longo do tempo.
Equilíbrio químico → equilíbrio dinâmico → duas reações opostas ocorrem com a mesma velocidade.
Um estado de equilíbrio químico tende a se estabelecer em um sistema reacional composto por reações reversíveis.
Em uma reação reversível temos duas reações opostas que ocorrem simultaneamente:
Na reação direta os reagentes são transformados em produtos e na reação inversa os produtos são convertidos em reagentes. Quando o estado de equilíbrio químico é atingido, as velocidades da reação direta, v1, e da reação inversa, v2, se igualam e as concentrações de reagentes e produtos permanecem constantes ao longo do tempo.
Representando graficamente a evolução da composição do sistema reacional observaremos o seguinte comportamento: IV.2 – O quociente de reação e a constante de equilíbrio
Vamos considerar uma reação química do tipo:
Podemos definir o quociente de reação, Q, pela expressão: Onde, [A], [B], [C] e [D] são as concentrações das espécies que participam da reação em um dado instante.
Como essas concentrações evoluem ao longo da reação o valor de Q também varia e aumenta a medida que a reação avança no sentido de formação dos produtos.
Quando o sistema reacional atinge o estado de equilíbrio, as concentrações das espécies tornam-se constantes, assim como o valor de Q que recebe o nome de constante de equilíbrio, Keq:
[A]eq, [B]eq, [C]eq e [D]eq são as concentrações das espécies no equilíbrio.
À medida que a reação avança, o valor de Q se aproxima do valor da constante de equilíbrio (Keq) , conforme mostra a figura abaixo.
Q < Keq
Q = Keq
Q > Keq
→
→
→
Sistema evolui no sentido da reação direta.
Sistema em equilíbrio.
Sistema evolui no sentido da reação inversa.
IV.3 –Equilíbrio químico e termodinâmica
O