Estudo eficaz
O estudo é um trabalho de todo ser humano e por ser de extrema importância não só para o desenvolvimento da sociedade em geral, como também para o bem estar de cada indivíduo, diversos estudiosos dedicam parte de seu tempo para formular condições fundamentais para um estudo eficaz.
A possibilidade de êxito ou fracasso sempre depende do estado de ânimo do indivíduo (produto da vinculação e sintonia existentes entre a mente e o corpo). Se o estado neurofisiológico for positivo, as capacidades de autoconfiança serão despertadas e ativadas. Caso ele for negativo, o ser se sentira desanimado, paralisado e desiludido.
Para sanar dúvidas e ajudar no desenvolvimento desse estudo eficaz, este trabalho irá apresentar algumas das diversas condições fundamentais, tais como a representação interna do ser, o bom estado físico, higiene mental e psíquica, a preparação, prevenção do cansaço e a influência do ambiente.
1 CONDIÇÕES FUNDAMENTAIS PARA UM ESTUDO EFICAZ
1.1 O HOMEM É O QUE ACREDITA SER
Para Tchekov, é natural de ser humano agir da forma como pensa, e assim, se o homem pensar que é um fracassado, ele se portará como tal. O oposto também é válido caso ele tenha uma atitude positiva. Em outras palavras, a forma que o ser se vê transforma-se no que nele acha sobre si mesmo.
1.2 O BOM ESTADO FÍSICO
Por ser uma atividade psíquica, o estudo ou trabalho intelectual é condicionado pela saúde física e pelo bem estar corporal. Assim, há fatores de que levam o aluno à uma “boa forma física”.
Dormir é a forma mais natural de se recuperar e descansar do esgotamento mental e físico (necessário de sete a nove horas de sono). A qualidade do sono é mais importante que a quantidade. Quando se dorme sem acordar nenhuma vez, levanta-se com a sensação de estar relaxado, descansado e consequentemente há o máximo de trabalho intelectual. Já se o sono for