MÉTODOS PARA UM ESTUDO EFICAZ
1. O ESTADO NEUROFISIOLÓGICO POSITIVO E NEGATIVO DO LEITOR O estado neurofisiológico é produto da vinculação e da sintonia entre mente e corpo. Quando é positivo, as capacitações de autoconfiança serão despertadas no estudante. Se for negativo, ele se sente paralisado, desanimado e desiludido.
2. A HIGIENE MENTAL NO ESTUDO Consiste nas condições físicas, mentais e psíquicas que visam facilitar o trabalho intelectual. O estado de ânimo do nosso corpo surge através da ativação de dois componentes: a representação interna, que tende a alcançar o êxito ou evitar o fracasso; e às condições fisiológicas e sua forma de uso. O bom estado mental tem grande influência sobre os resultados dos estudos. Esse estado positivo apresenta características que o estudante deve possuir como um bom nível de autoestima, entusiasmo, interesse por aprender e compreensão sob outras opiniões. É necessária uma preparação para desenvolver essas características, que consiste em se conhecer para saber suas possibilidades, capacitação e limitações. Isso fará com que o aluno possa elaborar e colocar em prática medidas eficazes para corrigir seus defeitos, assim também desenvolvendo o espírito crítico dele que é exigido de todo universitário.
3. O BOM ESTADO FÍSICO Como o estudo intelectual é uma atividade psíquica, ela depende da saúde física e do bem-estar. Para garantir um bom estado físico necessita-se criar hábitos. Dormir de sete a nove horas por dia é um deles, pois é a forma mais natural de se recuperar e descansar do esgotamento mental e físico. A alimentação equilibrada é outro, já que quando desequilibrada provoca o mau funcionamento tanto do cérebro, como do sistema nervoso. Também se precisa praticar exercícios físicos e o relaxamento que restabelece a paz e o equilíbrio interno.
4. A INFLUÊNCIA DO AMBIENTE OU LOCAL DE ESTUDO Para auxiliar a